O número de crianças com dificuldades de leitura e
escrita é bastante alarmante, porém alguns destes problemas poderiam deixar de
existir se a escola levasse em conta o papel da psicomotricidade no momento de
ensinar a ler e escrever. A visão sócio interacionista vê educando como um
agente ativo, que por esta razão constrói o seu próprio conhecimento, a partir
da exploração do mundo que o cerca. A participação da psicomotricidade está
vinculada exatamente com o processo de ensino/aprendizagem desta visão, onde a
criança pode entre outras atividades correr, pular, rolar, abraçar, dançar, experimentar
ou seja, vivenciar situações que a estimule de forma plena. Dentro de cada
movimento realizado pela criança um aprendizado significativo se consolida
dando suporte para a lecto-escrita, essas experiências são de grande
importância para o desenvolvimento da criança, mas não podendo ser trabalhada
isoladamente ou como garantia da aquisição da leitura e escrita.
Alguns professores erroneamente acreditam que
ao se trabalhar com pontilhados e traços para as crianças cobrirem estão
contribuindo para o desenvolvimento psicomotor da criança, essas atividades são
cansativas e se contrapõe ao que a psicomotricidade visa que é trabalhar a
criança como um todo e não fragmentada. Ao trabalhar o individuo como um
todo proporcionando a criança atividades
físicas o professor estará contribuindo para o seu desempenho neuromuscular. Este desenvolvimento
neuromuscular é adquirido através da experiência em atividades físicas. O que
para as crianças se caracteriza como brincadeiras de correr, chutar, pular,
pegar e arremessar são consideradas pela área da psicomotricidade como movimentos
neuromusculares que servirão de base para que a criança aprenda segurar o lápis,
folhar o caderno, definir sua lateralidade, delimitar espaços, diferenciar as
formas das letras, etc.
Dessa forma torna-se indispensável o
conhecimento por parte do professor sobre a importância de se trabalhar os
aspectos psicomotores da crianças antes de exigir atividades repetitivas
cansativas que apenas contribuem para o fracasso escolar do individuo.
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