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quarta-feira, 1 de outubro de 2014

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA ESCOLA

        O número de crianças com dificuldades de leitura e escrita é bastante alarmante, porém alguns destes problemas poderiam deixar de existir se a escola levasse em conta o papel da psicomotricidade no momento de ensinar a ler e escrever. A visão sócio interacionista vê educando como um agente ativo, que por esta razão constrói o seu próprio conhecimento, a partir da exploração do mundo que o cerca. A participação da psicomotricidade está vinculada exatamente com o processo de ensino/aprendizagem desta visão, onde a criança pode entre outras atividades correr, pular, rolar, abraçar, dançar, experimentar ou seja, vivenciar situações que a estimule de forma plena. Dentro de cada movimento realizado pela criança um aprendizado significativo se consolida dando suporte para a lecto-escrita, essas experiências são de grande importância para o desenvolvimento da criança, mas não podendo ser trabalhada isoladamente ou como garantia da aquisição da leitura e escrita.
            Alguns professores erroneamente acreditam que ao se trabalhar com pontilhados e traços para as crianças cobrirem estão contribuindo para o desenvolvimento psicomotor da criança, essas atividades são cansativas e se contrapõe ao que a psicomotricidade visa que é trabalhar a criança como um todo e não fragmentada. Ao trabalhar o individuo como um todo  proporcionando a criança atividades físicas o professor estará contribuindo para o seu  desempenho neuromuscular. Este desenvolvimento neuromuscular é adquirido através da experiência em atividades físicas. O que para as crianças se caracteriza como brincadeiras de correr, chutar, pular, pegar e arremessar são consideradas pela área da psicomotricidade como movimentos neuromusculares que servirão de base para que a criança aprenda segurar o lápis, folhar o caderno, definir sua lateralidade, delimitar espaços, diferenciar as formas das letras, etc.

         Dessa forma torna-se indispensável o conhecimento por parte do professor sobre a importância de se trabalhar os aspectos psicomotores da crianças antes de exigir atividades repetitivas cansativas que apenas contribuem para o fracasso escolar do individuo.

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