Tema:
O material dourado auxiliando no ensino do sistema de numeração decimal para que se possa iniciar o uso do sorobã pela criança cega.
O material dourado auxiliando no ensino do sistema de numeração decimal para que se possa iniciar o uso do sorobã pela criança cega.
Objetivos
· Desenvolver o princípio do
agrupamento e reagrupamento do sistema de numeração decimal,
· Trabalhar o raciocínio, a
memorização, e rapidez de reação.
· Explorar diferentes
representações numéricas no sorobã.
Estratégia de recursos
Para esta aula será necessário que o professor conheça o material
Montessoriano e o Sorobã. O Material Dourado é composto de quatro peças, sendo
que há relação quantitativa entre as peças, ou seja, o cubinho vale uma
unidade, a barra vale dez unidades, e o quadrado vale cem unidades. O
Sorobã é composto de diversas colunas, cada uma representando uma unidade,
dezena, centena, etc. Cada coluna, por sua vez, contém duas partes: uma em cima
e outra embaixo. As peças da parte de cima se chamam godamas porque go significa cinco, e as
peças da parte de baixo se chamam ichidamas porque ichi significa um e dama significa peça.
Assim, cada coluna possui uma pedra (ou conta) na parte de cima
que vale cinco unidades (ou dezenas, centenas, etc.) e quatro pedras na parte
de baixo, cada uma equivalendo a 1 (uma) unidade (ou dezena, centena, etc.).
Tempo estimado
Uma semana.
Desenvolvimento
Após
apresentar o material deixar o aluno brincar livremente a fim de que se
familiarize com o material, depois explicar cada peça, o nome e o quanto vale
cada uma; depois fazer alguns questionamentos quantos cubinhos são necessário
em uma barra, uma barra é formada por dez unidades. Depois ditar alguns números
para o aluno formar com o material dourado; Para as seguintes aulas apresentar o sorobã
e fazer os mesmos questionamentos feitos com o material dourado, para atividade
final, ditar números para o aluno representar começando pelas unidades e
gradativamente ir aumentando os valores.
ótimo esse plano de aula.seria possível postar outrocom o uso do braille?
ResponderExcluir