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quarta-feira, 1 de outubro de 2014

AS ABORDAGENS DO FRACASSO ESCOLAR NO BRASIL

 As abordagens do fracasso escolar no Brasil, um pouco de HISTórIA.

       Os anos vinte foram marcados pelo “entusiasmo educacional” e “otimismo pedagógico” acarretando varias reformas educacionais influenciadas pelos princípios do movimento educacional norte americano e europeu conhecido como movimento da Escola Nova. A psicopedagogia das diferenças individuais desenvolveu a preocupação em medir tais diferenças e criar um modelo de escola que a considera-se.No entanto durante esse período era de competência medica ditar quem eram os indivíduos anormais,alguns médicos juntamente com a psicologia educacional evoluíram o conceito de crianças anormal para criança com deficiência.
       Na década de 70 a teoria da carência cultural explicava o fracasso escolar por meio da desigualdade de ambientes. Atualmente temos diversas pesquisas de cunho interdisciplinar sobre o fracasso escolar criticam a setividade social, destaca a importância da escola no processo de transformação social.

Essas crianças que não aprendem

         O fracasso escolar e reconhecido por meio da repetência, do abandono da sala de aula ou pela permanência na escola caracterizada pelo ritmo diferente de aprender em relação aos demais e intenso sentimento de infelicidade em relação à escola. As vias de acesso ao conhecimento são iguais tanto para as pessoas consideradas normais quanto para aquelas que aprendem de forma diferente,são elas:
·         Via perceptivas;
·         Via de ações;
·         Via conceptual.

       Há duas formas de olhar um aluno que apresenta o fracasso escolar, a primeira é a forma negativa, fala- se nas deficiências, carências e lacunas, já a segunda é a forma positiva que procura saber o que esta acontecendo, em qual situação ele fracassa e em qual obtém sucesso, buscando compreender o se constrói em um aluno que fracassa em um aprendizado e, não o que falta para essa situação mudar.

       Há uma diferença entre fracasso escolar e dificuldade de aprendizagem. Na dificuldade é algo individual, geralmente há um tipo de deficiência ou necessidade educacional podendo levar ao fracasso escolar, já o fracasso propriamente dito diz respeito a uma serie de fatores que interagem imobilizando o desenvolvimento do sujeito e do sistema em que ele esta inserido.

O olhar da psicopedagogia

        As queixas escolares são feitas por todos os que compõem o ambiente escolar, o psicopedagogo interferem em aspectos muitos significativos, tais como o autoconhecimento, motivação, autocontrole, empatia, habilidades cognitivas e competências sociais. O psicopedagogo não ministra aulas, porem sua pratica afeta o ciclo de aprendizagem vivencial. Para concluir é importante destacar que o psicopedagogo atua na intervenção pedagógica especifica, ela volta-se para a descoberta da articulação que justifica o sintoma e também para a construção das condições para que o sujeito possa situar-se num lugar tal que o comportamento patológico se torne dispensável.

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