“Quando o homem aprender a respeitar ate o menor ser da criação, seja animal ou vegetal ninguém precisara ensina-lo a amar seu semelhante”.
Albert Schweitzr.
Introdução
O presente
trabalho vem abordar a Deficiência Física e seus processos no âmbito histórico,
o desenvolvimento das leis, as características, a inclusão da criança deficiente
na educação de ensino regular.Refletir sobre as questões de uma escola
Inclusiva parte de uma mudança na perspectiva sociocultural de uma visão
ideológica,em contraste com a realidade apresentada,para tanto precisamos
definir Deficiência Física
Definição
A deficiência física refere-se ao comprometimento do aparelho locomotor
que compreende o sistema ósteo-articular, o sistema muscular e o sistema
nervoso. As doenças ou lesões que afetam quaisquer desses sistemas,
isoladamente ou em conjunto, podem produzir quadros de limitações físicas de
grau e gravidade variáveis, segundo o(s) segmento(s) corporais afetados e o
tipo de lesão ocorrida.
TIPOS DE DEFICIÊNCIA FÍSICA
|
|
|
Perda parcial das funções motoras dos membros
inferiores.
|
|
Perda total das funções motoras de um só membro
(inferior ou posterior)
|
|
:Perda parcial das funções motoras de um só membro
(inferior ou posterior)
|
|
Perda total das funções motoras dos membros
inferiores e superiores.
|
|
Perda parcial das funções motoras dos membros
inferiores e superiores.
|
|
Perda total das funções motoras em três membros.
|
|
Perda parcial das funções motoras em três membros.
|
|
Perda total das funções motoras de um hemisfério do
corpo (direito ou esquerdo)
|
|
Perda parcial das funções motoras de um hemisfério
do corpo (direito ou esquerdo)
|
|
Perda total ou parcial de um determinado membro ou
segmento de membro.
|
|
Lesão de uma ou mais áreas do sistema nervoso
central, tendo como consequência alterações psicomotoras, podendo ou não
causar deficiência mental.
|
|
Intervenção cirúrgica que cria um ostoma (abertura,
ostio) na parede abdominal para adaptação de bolsa de coleta; processo cirúrgico
que visa à construção de um caminho alternativo e novo na eliminação de fezes
e urina para o exterior do corpo humano (colostomia: ostoma intestinal;
urostomia: desvio urinário).
|
Inclusão do
Aluno Deficiente Físico
A Lei nº8.069 de 13 de julho de 1990,que dispõe
sobre o ECA estabelece no capitulo IV,no art.53,do direito a educação a cultura
ao esporte e ao lazer,que [...] a criança e o adolescente tem direito a
educação visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa,preparo para o
exercício da cidadania e classificação para o trabalho assegurando-lhes
igualdade de condições para o acesso e a permanência na
escola.(Brasil,1990,p.22).
Apesar da
existência da Lei ainda encontramos muitas escolas despreparadas para o
acolhimento ao aluno com deficiência física,cabe a essa escolas em seu PPP elaborarem
projetos que promovam a interação e a aprendizagem da criança deficiente para que seja incluída
no ensino regular.De acordo com a Plano de Metas Compromisso Todos Pela
Educação,por meio do PDE Decreto nº6.094,estabelecendo as diretrizes do Compromisso Todos pela
Educação, garante o acesso e a permanência no ensino regular e o atendimento as
necessidades educacionais dos alunos(BRASIL, 2007). Já no Decreto 6.571 dispõe
sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do
art. 60 da Lei n° 9.394, de 20 de Dezembro de 1996, acrescenta dispositivo ao Decreto n° 6.253, de 13 de novembro de 2007, que determina a todas as crianças
e jovens com necessidades especiais que estudem na escola regular, e o prazo
limite para isso e até o fim de 2010.
As adaptações
mais importantes para recebermos o aluno com deficiência física são as de
grande porte como: incluir rampas, banheiros adequados, etc.. Há também as de
pequenos portes que podem ser adaptadas pelo próprio professor tais como lápis
com emborrachado, modificações simples em carteiras escolares, alfabeto
simbólico e outros.Nós professores devemos estar sempre procurando informações
e capacitações para estarmos crescendo junto com nossos alunos e principalmente
com suas capacidades e potencialidades,uma criança com atraso no desenvolvimento motor, ou com
uma paralisia cerebral, quando incluída em ambiente escolar inclusivo, tem inúmeras razões para
se sentir provocada a desenvolver habilidades que não desenvolveria
em um ambiente segregado.
Conclusão
A realização
deste trabalho nos fez perceber que a inclusão escolar traz benefícios a todo
grupo, pois é um trabalho coletivo,compreendemos que ainda a muito o que fazer
mas vale salientar o desenvolvimento dos deficientes serem reconhecidos em
diversas áreas tais como nos esportes,gerando novos desafios a
sociedade.Destacamos o Ceara como o 3º lugar em nível nacional em relação ao numero
de pessoas com deficiência,segundo o censo de 2010 e o numero de deficientes no
Ceara chega a 2.340.150 pessoas com deficiência.Hoje podemos afirmar que eles
conquistaram seu espaço e o reconhecimento de suas capacidades,ainda há muito o
que ser feito se cada um de nos contribuir para que haja uma verdadeira
inclusão .
Fonte de Pesquisa
Deficienteonline.com.br
BRASIL.Constituição
da Republica Federativa do Brasil.Brasilia:Impressa Oficial,1988.
Apostila do
curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acarau,2013.
http://www.slideshare.net/dennyseazevedo/deficincia-fsica-15955077
0 comentários:
Postar um comentário