Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

A HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA E SUA PROPOSTA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA


      O presente trabalho vem abordar a historia da fotografia, visando retratar o contexto social, politico, estético e econômico, em como sua importância nas aulas da disciplina de História e sua importância no processo de construção de conhecimentos.O estudo da fotografia usado como técnica metodológica para se conhecer o passado e as transformações ocorridas ao longo da Historia.
                                                              
História da Fotografia      
   
O que é fotografia é essencialmente a técnica de criação por meio de exposição luminosa, fixando-as em uma superfície sensível.
A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826, é atribuída ao francês Joseph Niciphore Niepce. Contudo, a invenção da fotografia não é obra de um só autor, mas um processo de acumulo de avanços por parte de muitas pessoas, trabalhando juntas ou em paralelo, ao longo de muitos anos. O mais antigo destes conceitos foi a câmara escura, descrita pelo Napolitano Giovanni Baptista Della Porta, já em 1558, e conhecida por Leonardo da Vinci, que a usava, como outros artistas no século XVI para esboçar pinturas.       A fotografia então se popularizou como produto de consumo a partir de 1888. A empresa Kodak abriu as portas com um discurso de marketing, onde todos podiam tirar suas fotos. A grande mudança recente produzida a partir do século XX,foi a digitalização dos sistemas fotográficos. O mais antigo destes conceitos foi a câmara escura, descrita pelo Napolitano Giovanni Baptista Della Porta, já em 1558, e conhecida por Leonardo da Vinci, que a usava, como outros artistas no século XVI para esboçar pinturas. A fotografia então se popularizou como produto de consumo a partir de 1888. A empresa Kodak abriu as portas com um discurso de marketing, onde todos podiam tirar suas fotos. A grande mudança recente produzida a partir do século XX,foi a digitalização dos sistemas fotográficos.

É muito gostoso pegar um álbum de fotografias e relembrar daquele passeio gostoso, da festa de aniversário, ou da apresentação de teatro na escola, não é mesmo? É claro que hoje existem as máquinas digitais e tudo pode ficar guardado no computador, mas muitas pessoas ainda preferem imprimir as fotos e montar álbuns, colocar em murais ou porta-retratos, pois fica mais fácil de ver e lembrar... Mas nem sempre foi fácil assim tirar uma foto e já colocar em um álbum ou porta-retratos... É o que vamos ficar sabendo através da história da fotografia. 
Podemos trabalhar com a fotografia em sala de aula da seguinte maneira: fazer um painel com fotografias antigas e atuais da sua cidade, família, do bairro, o que ele tem de mais antigo e moderno.

Propostas pedagógicas para o uso da fotografia

As fotos transformadas em recursos didáticos, favorecem a introdução dos alunos no método de analise de documentos históricos e, se tratando da fase inicial da alfabetização, contribui para que identifiquem anos, nome de lugares e de pessoas ou grupos sociais, além de favorecerem a compreensão do antes e depois e interiorização do conceito de geração.Com base em foto de dois períodos,os alunos podem identificar:
  • O  espaço, nome e lugar especifico da cidade;
  •  Mudanças ocorridas e identificar todos os elementos possíveis que forneçam essas informações de mudanças e permanências;
  •   Apontar as finalidades das fotografias, para que foram feitas;
  •  Fazer um painel com fotografias antigas e atuais da sua cidade, família, do bairro, o que ele tem de mais antigo e moderno. 


Conclusão


Concluirmos que a historia da fotografia é um estudo bastante significante para o processo de aprendizagem. É através da historia que o individuo terá o contato de construir seu próprio conhecimento, agregar novas possibilidades e ampliar seu conhecimento sobre o passado numa visão reflexiva e critica.

0 comentários:

Postar um comentário

 

ENCONTRE AQUI...