O presente trabalho vem abordar a historia da fotografia,
visando retratar o contexto social, politico, estético e econômico, em como sua
importância nas aulas da disciplina de História e sua importância no processo
de construção de conhecimentos.O
estudo da fotografia usado como técnica metodológica para se conhecer o passado
e as transformações ocorridas ao longo da Historia.
História da
Fotografia
O
que é fotografia é essencialmente a técnica de criação por meio de exposição luminosa,
fixando-as em uma superfície sensível.
A
primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826, é atribuída ao francês
Joseph Niciphore Niepce. Contudo, a invenção da fotografia não é obra de um só autor,
mas um processo de acumulo de avanços por parte de muitas pessoas, trabalhando
juntas ou em paralelo, ao longo de muitos anos. O mais antigo destes conceitos
foi a câmara escura, descrita pelo Napolitano Giovanni Baptista Della Porta, já
em 1558, e conhecida por Leonardo da Vinci, que a usava, como outros artistas
no século XVI para esboçar pinturas. A fotografia então se popularizou como
produto de consumo a partir de 1888. A empresa Kodak abriu as portas com um discurso
de marketing, onde todos podiam tirar suas fotos. A grande mudança recente
produzida a partir do século XX,foi a digitalização dos sistemas fotográficos. O
mais antigo destes conceitos foi a câmara escura, descrita pelo Napolitano
Giovanni Baptista Della Porta, já em 1558, e conhecida por Leonardo da Vinci,
que a usava, como outros artistas no século XVI para esboçar pinturas. A
fotografia então se popularizou como produto de consumo a partir de 1888. A
empresa Kodak abriu as portas com um discurso de marketing, onde todos podiam
tirar suas fotos. A grande mudança recente produzida a partir do século XX,foi
a digitalização dos sistemas fotográficos.
É
muito gostoso pegar um álbum de fotografias e relembrar daquele passeio
gostoso, da festa de aniversário, ou da apresentação de teatro na escola, não é
mesmo? É claro que hoje existem as máquinas digitais e tudo pode ficar guardado
no computador, mas muitas pessoas ainda preferem imprimir as fotos e montar
álbuns, colocar em murais ou porta-retratos, pois fica mais fácil de ver e
lembrar... Mas
nem sempre foi fácil assim tirar uma foto e já colocar em um álbum ou
porta-retratos... É o que vamos ficar sabendo através da história da
fotografia.
Podemos
trabalhar com a fotografia em sala de aula da seguinte maneira: fazer um painel
com fotografias antigas e atuais da sua cidade, família, do bairro, o que ele
tem de mais antigo e moderno.
Propostas
pedagógicas para o uso da fotografia
As
fotos transformadas em recursos didáticos, favorecem a introdução dos alunos no
método de analise de documentos históricos e, se tratando da fase inicial da
alfabetização, contribui para que identifiquem anos, nome de lugares e de
pessoas ou grupos sociais, além de favorecerem a compreensão do antes e depois
e interiorização do conceito de geração.Com
base em foto de dois períodos,os alunos podem identificar:
- O espaço, nome e lugar especifico da cidade;
- Mudanças ocorridas e identificar todos os elementos possíveis que forneçam essas informações de mudanças e permanências;
- Apontar as finalidades das fotografias, para que foram feitas;
- Fazer um painel com fotografias antigas e atuais da sua cidade, família, do bairro, o que ele tem de mais antigo e moderno.
Conclusão
Concluirmos
que a historia da fotografia é um estudo bastante significante para o processo
de aprendizagem. É através da historia que o individuo terá o contato de
construir seu próprio conhecimento, agregar novas possibilidades e ampliar seu
conhecimento sobre o passado numa visão reflexiva e critica.
0 comentários:
Postar um comentário