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quinta-feira, 25 de setembro de 2014

A Caracterização da Primeira Infância- Aspectos históricos, Psicológicos e Sociológicos



Introdução.

Este trabalho tem o objetivo de, analisar e refletir sobre O conceito que se tinha da criança por volta do século XVII, O Desenvolvimento Infantil e seus Aspectos,bem como as Concepções,Teorias, Praticas e Metodologias na Educação Infantil.


       Para se chegar ao conceito de criança que temos hoje no século XXI, muitas delas tiveram que perder sua infância, por volta do século XXVI à sociedade via a criança como um adulto em miniatura, os pais tinham um cuidado especial ate a criança completar sete anos de idade, eles entendiam que ao atingir essa idade a criança passaria a não precisar mais de tanta atenção, então elas começavam a serem tratadas como adultas, era comum encontrar as crianças na sociedade desenvolvendo as mesmas atividades que eles.                      Gradativamente esse conceito foi mudando a sociedade passou a afastar as crianças de ambientes destinados a adultos, na escola foi estabelecida formação para as crianças, elas passaram a estudar com outras de sua idade, conseqüentemente alguns pensadores defenderam a idéia de que a mente da criança é diferente da mente de um adulto.
Segundo a teoria socio-Interacionista, o desenvolvimento é um processo complexo e integrado, para que o individuo possa se desenvolver é necessário que ele interaja com o meio em especial com o homem. Havighurst afirma que    “viver é aprender e crescer e desenvolver-se é também aprender, ele quer dizer que, a criança tem o tempo certo para aprender, se esse tempo não for respeitado ou aproveitado a criança apresentara um déficit em determinadas habilidades.

Havighurst defende três aspectos da tarefa evolutiva:
  •          Maturação Biológica aprender a andar, falar, etc.
  •          Pressões Sociais Aprender a ler, ter responsabilidade, etc.
  •          Valores pessoais, que constituem a personalidade de cada individuo.



        A educação infantil deve tender crianças de 0 a 5 anos e seu em seu currículo deve contemplar o processo de ensino aprendizagem focado nas áreas de conhecimento de formação pessoal e social, cabe a escola oferecer um ambiente experiências que ampliem seus conhecimentos priorizando o tripé: Educar, Cuidar e Brincar. Dessa forma faz-se necessário ficar atento as experiências vividas pelas crianças na educação infantil, a maneira como ela será enfrentada viabilizara a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças.







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