Introdução.
Este trabalho tem o objetivo
de, analisar e refletir sobre O conceito que se tinha da criança por volta do século
XVII, O Desenvolvimento Infantil e seus Aspectos,bem como as Concepções,Teorias,
Praticas e Metodologias na Educação Infantil.
Para se chegar ao conceito de
criança que temos hoje no século XXI, muitas delas tiveram que perder sua infância,
por volta do século XXVI à sociedade via a criança como um adulto em miniatura,
os pais tinham um cuidado especial ate a criança completar sete anos de idade, eles
entendiam que ao atingir essa idade a criança passaria a não precisar mais de
tanta atenção, então elas começavam a serem tratadas como adultas, era comum
encontrar as crianças na sociedade desenvolvendo as mesmas atividades que eles. Gradativamente esse conceito foi mudando a sociedade passou a afastar as
crianças de ambientes destinados a adultos, na escola foi estabelecida formação
para as crianças, elas passaram a estudar com outras de sua idade, conseqüentemente
alguns pensadores defenderam a idéia de que a mente da criança é diferente da
mente de um adulto.
Segundo a teoria
socio-Interacionista, o desenvolvimento é um processo complexo e integrado,
para que o individuo possa se desenvolver é necessário que ele interaja com o
meio em especial com o homem. Havighurst afirma que “viver é aprender e crescer
e desenvolver-se é também aprender, ele quer dizer que, a criança tem o tempo
certo para aprender, se esse tempo não for respeitado ou aproveitado a criança
apresentara um déficit em determinadas habilidades.
Havighurst defende três
aspectos da tarefa evolutiva:
- Maturação Biológica aprender a andar, falar, etc.
- Pressões Sociais Aprender a ler, ter responsabilidade, etc.
- Valores pessoais, que constituem a personalidade de cada individuo.
A
educação infantil deve tender crianças de 0 a 5 anos e seu em seu currículo
deve contemplar o processo de ensino aprendizagem focado nas áreas de
conhecimento de formação pessoal e social, cabe a escola oferecer um ambiente
experiências que ampliem seus conhecimentos priorizando o tripé: Educar, Cuidar
e Brincar. Dessa forma faz-se necessário ficar atento as experiências vividas
pelas crianças na educação infantil, a maneira como ela será enfrentada
viabilizara a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças.
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