Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

INCLUSÃO



INCLUSÃO


Ate o inicio do século 21 no Brasil existia dois tipos de escola, a escola de educação regular e a escola de educação especial onde o aluno só poderia frequentar uma, porem na ultima década esse sistema escolar foi alterado passando a existir apenas um tipo de escola, a escola de ensino regular onde os alunos com necessidades especiais deveriam ser incluídos nela, portanto trata-se de inclusão escolar, mas será que essa inclusão é realidade nas nossas escolas?Será que os professores estão sendo receptível a essa nova clientela?
Não se trata de apenas inserir os alunos com necessidades especiais na escola, mas, de oferecer a eles oportunidades de se desenvolverem suas habilidades e de se socializarem com o meio que os cerca. Dessa forma a escola deve esta preparada para receber sua nova clientela, dizer que ela deve estar preparada significa dizer que sua estrutura física deve ser repensada tornando o ambiente escolar um lugar acessível aos alunos, sua estrutura curricular também deve esta preparada pensando – se em novos objetivos e metas que visem incluir os alunos especiais, todo o corpo docente, a ponto de não poderem deixar que o preconceito, a falta de informação e recursos destinados à formação na área da educação inclusiva seja um fator que impossibilite a inclusão desses alunos nas escolas.

Nota-se que são grandes os desafios, mas, não são impossíveis, a educação de qualidade é um direito de todos e deve ser oferecida de modo a tornar os alunos verdadeiros cidadãos não focando em suas dificuldades mas vendo a escola como um lugar de diversidades.

0 comentários:

Postar um comentário

 

ENCONTRE AQUI...