SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Este relatório foi desenvolvido com a intenção de
entender qual a importância do Currículo, da Metodologia e do Planejamento, para
a escola e de que forma eles são utilizados para suprir a s necessidades dos alunos.
Pra tanto faz se necessário nos questionarmos:
·
O que é o Currículo escolar?
·
Ele esta atualizado?
·
Ele consegue atender as
necessidades dos alunos?
·
Qual a metodologia aplicada pelo
professor?
·
Qual é o melhor método de ensino?
·
Quais são os métodos existentes?
Todos esses questionamentos e as reflexões a seu
respeito, são frutos do trabalho de observação realizado na Escola xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.
1 CURRÍCULO
Do latim curriculum significa percurso, carreira curso, arte
de correr. E o seu significado também abrange o modo e a forma de como o fazes,
ou seja, ele é um documento onde esta especificado tudo aquilo que se vai
ensinar, quando ensinar e como ensinar ,e de que forma pretende- se avaliar e
como avaliar. Segundo William Ragan “O currículo inclui mais do que o conteúdo
a ser aprendido.” Ou seja, ele é uma relação de matérias ou disciplinas com sua
estrutura organizada sequencialmente, porem ele é flexível podendo sofrer
alterações e só terá atingido seu objetivo se as relações humanas na sala de
aula possibilitarem as crianças uma experiência prazerosa com o mesmo.
1.1 Dimensões do currículo
O currículo pode ser dividido em três dimensões são elas:
- Dimensão filosófica: é o tipo de educação apropriada a uma determinada cultura;
- Dimensão Sócio-antropológica: a escola vai fazer uma relação do que esta acontecendo hoje na sociedade com a realidade do local onde a escola esta inserida;
- Dimensão psicológica: é quando a escola da ênfase ao desenvolvimento psicológico da criança para que o currículo seja bem sucedido.
1.2 O planejamento do CURRÍCULO
Cada escola deve elaborar o seu planejamento de currículo, com
a participação de todos os que fazem parte do processo educativo, gestores e professores,
juntos irão definir os objetivos, os conteúdos, os métodos e as estratégias de
ensino e a avaliação dos mesmos.
Sempre levando em conta a realidade de onde a escola esta situada.
É importante também analisar as sugestões apresentadas pelo Conselho Municipal
de educação pois suas orientações são baseadas pelas diretrizes do Conselho federal
de Educação que por sua vez reflete a política educacional expressa na
Constituição.
2 planejamento
O planejamento de ensino deve ser elaborado para atender as
necessidades dos alunos, mas, para tanto é necessário conhece-los antes de
elaborar o plano, é importante que o professor saiba pra quem vai planejar como
é o ambiente do seu aluno sem essa sondagem o professor corre o risco de se frustrar
e também frustrar sua turma, pois pode acabar exigindo de seus alunos um
conhecimento que eles ainda não estão prontos para adquirir ou apresentando -
lhes algo que interessa.
2.1etapas do planejamento
Quando se vai planejar é importante levar em conta esses
quatro pontos que são fundamentais para um planejamento de qualidade, Para
iniciar é importante o professor se questionar, o que vou ensinar? Por quê?Qual
é o objetivo desta atividade?Que recursos e métodos devo utilizar? Partir daí o professor passa a elaborar o
plano com os seguintes passos:
- Objetivos;
- Seleção e organização dos conteúdos;
- Seleção e organização dos procedimentos de ensino;
- Seleção de recursos;
- Procedimento de avaliação.
A execução do plano consiste no desenvolvimento das
atividades previstas, o plano deve ser flexível, pois algumas alterações e ou
adaptações podem ser necessárias.
Na escola xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx o planejamento das
professoras é individual, cada uma planeja em um dia diferente da semana, contam
com ao ajuda da coordenadora pedagógica que sempre esta pesquisando atividades
diferenciadas para cada professora, além do auxilio da coordenadora as
professoras usam os livros didáticos como referencia e o plano anual que
elaborado por cada professora no inicio do ano letivo, nele consta todas as
matérias a serem vistas e os objetivos almejados.
3 Metodologia de ensino
A Metodologia é o
estudo dos métodos. Ou então as
etapas a seguir num determinado processo. Tem como objetivo captar e analisar
as características dos vários métodos indispensáveis, avaliar suas capacidades,
potencialidades, limitações ou distorções e criticar os pressupostos ou as
implicações de sua utilização.
(WIKIPEDIA)
Estes são alguns métodos, o construtivismo não entra na
relação, pois o mesmo não se trata de um método, mas sim de uma teoria.
Método Analítico.
São aqueles em que se começa com textos, frases ou palavras,
para depois trabalhar as silabas.
Método sintético.
Ele é o mais antigo e propõe um progresso de unidade menor
para as mais complexas.
Método Fônico
É aquele que faz relação com o som das letras.
conclusão
Dessa forma concluo estas primeiras impressões nesse relatório, com todas estas
informações riquíssimas sobre a importância de um currículo bem pensado e
projetado, ressaltando bem as etapas para se fazer um
planejamento preciso e eficaz, levando sempre em conta o método que se vai
utilizar para alcançar os objetivos do plano de aula, em que seus conteúdos
estão no currículo.
Através desse relatório pode-se perceber como estas três coisas
devem estar sempre juntas, Currículo, planejamento e Metodologia, pois um é o
complemento para que o outro de certo.
referencias BIBLIOGRÁFICAS
Significados.com. BR Acesso em maio de 2013.
WIKIPEDIA. Acesso em maio de 2013.
0 comentários:
Postar um comentário