Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Relatório do Estágio supervisionado Pedagogia








INTRODUÇÃO

       Este relatório foi desenvolvido com a intenção de entender qual a importância do Currículo, da Metodologia e do Planejamento, para a escola e de que forma eles são utilizados para suprir a s necessidades dos alunos. Pra tanto faz se necessário nos questionarmos:
·         O que é o Currículo escolar?
·         Ele esta atualizado?
·         Ele consegue atender as necessidades dos alunos?
·         Qual a metodologia aplicada pelo professor?
·         Qual é o melhor método de ensino?
·         Quais são os métodos existentes?
       Todos esses questionamentos e as reflexões a seu respeito, são frutos do trabalho de observação realizado na Escola xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx.


CURRÍCULO

 

        Do latim curriculum significa percurso, carreira curso, arte de correr. E o seu significado também abrange o modo e a forma de como o fazes, ou seja, ele é um documento onde esta especificado tudo aquilo que se vai ensinar, quando ensinar e como ensinar ,e de que forma pretende- se avaliar e como avaliar. Segundo William Ragan “O currículo inclui mais do que o conteúdo a ser aprendido.” Ou seja, ele é uma relação de matérias ou disciplinas com sua estrutura organizada sequencialmente, porem ele é flexível podendo sofrer alterações e só terá atingido seu objetivo se as relações humanas na sala de aula possibilitarem as crianças uma experiência prazerosa com o mesmo.

1.1  Dimensões do currículo

 

O currículo pode ser dividido em três dimensões são elas:

  • Dimensão filosófica: é o tipo de educação apropriada a uma determinada cultura;
  • Dimensão Sócio-antropológica: a escola vai fazer uma relação do que esta acontecendo hoje na sociedade com a realidade do local onde a escola esta inserida;
  • Dimensão psicológica: é quando a escola da ênfase ao desenvolvimento psicológico da criança para que o currículo seja bem sucedido.

 

1.2  O planejamento do CURRÍCULO

      Cada escola deve elaborar o seu planejamento de currículo, com a participação de todos os que fazem parte do processo educativo, gestores e professores, juntos irão definir os objetivos, os conteúdos, os métodos e as estratégias de ensino e a avaliação dos mesmos.
      Sempre levando em conta a realidade de onde a escola esta situada. É importante também analisar as sugestões apresentadas pelo Conselho Municipal de educação pois suas orientações são baseadas pelas diretrizes do Conselho federal de Educação que por sua vez reflete a política educacional expressa na Constituição.

2 planejamento

       O planejamento de ensino deve ser elaborado para atender as necessidades dos alunos, mas, para tanto é necessário conhece-los antes de elaborar o plano, é importante que o professor saiba pra quem vai planejar como é o ambiente do seu aluno sem essa sondagem o professor corre o risco de se frustrar e também frustrar sua turma, pois pode acabar exigindo de seus alunos um conhecimento que eles ainda não estão prontos para adquirir ou apresentando - lhes algo que interessa.

2.1etapas do planejamento

       Quando se vai planejar é importante levar em conta esses quatro pontos que são fundamentais para um planejamento de qualidade, Para iniciar é importante o professor se questionar, o que vou ensinar? Por quê?Qual é o objetivo desta atividade?Que recursos e métodos devo utilizar?  Partir daí o professor passa a elaborar o plano com os seguintes passos:

  • Objetivos;
  • Seleção e organização dos conteúdos;
  • Seleção e organização dos procedimentos de ensino;
  • Seleção de recursos;
  • Procedimento de avaliação.
          A execução do plano consiste no desenvolvimento das atividades previstas, o plano deve ser flexível, pois algumas alterações e ou adaptações podem ser necessárias.
          Na escola xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx o planejamento das professoras é individual, cada uma planeja em um dia diferente da semana, contam com ao ajuda da coordenadora pedagógica que sempre esta pesquisando atividades diferenciadas para cada professora, além do auxilio da coordenadora as professoras usam os livros didáticos como referencia e o plano anual que elaborado por cada professora no inicio do ano letivo, nele consta todas as matérias a serem vistas e os objetivos almejados.

3     Metodologia de ensino

 

A Metodologia é o estudo dos métodos. Ou então as etapas a seguir num determinado processo. Tem como objetivo captar e analisar as características dos vários métodos indispensáveis, avaliar suas capacidades, potencialidades, limitações ou distorções e criticar os pressupostos ou as implicações de sua utilização.
(WIKIPEDIA)
         Estes são alguns métodos, o construtivismo não entra na relação, pois o mesmo não se trata de um método, mas sim de uma teoria.
Método Analítico.
São aqueles em que se começa com textos, frases ou palavras, para depois trabalhar as silabas.
Método sintético.
Ele é o mais antigo e propõe um progresso de unidade menor para as mais complexas.
Método Fônico
É aquele que faz relação com o som das letras.


conclusão

         Dessa forma concluo estas primeiras impressões nesse relatório, com todas estas informações riquíssimas sobre a importância de um currículo bem pensado e projetado, ressaltando bem as etapas para se fazer um planejamento preciso e eficaz, levando sempre em conta o método que se vai utilizar para alcançar os objetivos do plano de aula, em que seus conteúdos estão no currículo.
          Através desse relatório pode-se perceber como estas três coisas devem estar sempre juntas, Currículo, planejamento e Metodologia, pois um é o complemento para que o outro de certo.


referencias BIBLIOGRÁFICAS

Significados.com. BR Acesso em maio de 2013.
WIKIPEDIA. Acesso em maio de 2013.
 Currículo da escola xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


 

0 comentários:

Postar um comentário

 

ENCONTRE AQUI...