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sexta-feira, 24 de abril de 2015

ESTÁGIO SUPERVISIONADO:AMBIENTES ESCOLARES






Universidade Estadual Vale do Acaraú
Curso: Licenciatura Plena em Pedagogia
DISCIPLINA: Estagio supervisionado III:ambientes escolares





Dennyse Bandeira de Azevedo Rodrigues





ESTÁGIO SUPERVISIONADO:AMBIENTES ESCOLARES












Maranguape-2013







Dennyse Bandeira de Azevedo Rodrigues
RELATÓRIO final












Relatório apresentado a Universidade Estadual Vale do Acaraú como requisito parcial para obtenção do titulo de Licenciada em Pedagogia.
Orientadora: Prof.ª Ângela Abreu















Maranguape-2013









SUMÁRIO 



1.  A Instituição de ensino

1.1 Caracterização da Instituição de ensino

1.1.1  Indicadores de Qualidade

2. Sistemas avaliativos

3.  Período do estagio

4. Plano de aula

Considerações finais


 

 









Introdução


       O Objetivo deste trabalho é expor algumas observações feitas no Estágio Supervisionado III, que está sendo realizado na Escola Municipal F G F V, com os alunos, da turma de EJA, turno noite em Maranguape Ceará.
       O Estágio fortalece a relação teoria e prática, é o momento de transição onde o aluno passa a vivenciar a realidade do professor colocando em prática os conhecimentos e habilidades adquiridas em sua vida acadêmica. Segundo Guerra 1995.

“Podemos nesta perspectiva entender como estágio, a atividade que tem em vista a aprendizagem pela interação do indivíduo com a realidade, e a construção e reconstrução do conhecimento na prática, pela análise e reflexão sobre essa mesma prática, apontando para a possibilidade que a indagação e a pesquisa sejam o cerne da atividade...” (GUERRA, 1995).






1       A Instituição de Ensino


      A Escola F G F V existe desde 1953, com suas atividades baseadas nos princípios e valores humanos, foi criada no ano de 2000, pelo decreto municipal e passou a ser denominada E M E I F F G F V , totalmente assumida pela Gestão Municipal.
       Tendo sua função social voltada para promover no educando a formação necessária do desenvolvimento de suas potencialidades, favorecendo um ensino de qualidade, onde sua missão é preparar o educando para o exercício da cidadania, tendo em vista seu acesso, permanência, interesse, solidariedade e participação humana.













1.1 Caracterização da Instituição de Ensino

 

       A E.M.E.I. F Francisca Gomes Fernandes Vieira encontra-se localizada na AV XXXXXXXXX, Nº XXX no Bairro Parque Iracema, em Maranguape. Atualmente seu núcleo gestor é composto pela Diretora T L G C , Coordenadora Pedagógica M S R C e Secretaria Escolar M M S F. Atendendo um publico diariamente de 34 Professores, 371 alunos da Educação Infantil ao 5º ano do ensino fundamental I, dos quais 11, são alunos com necessidades educacionais especiais, sendo acompanhados por 5 profissionais de apoio, tendo como anexo a E M M P C, hoje a escola tem 17 salas de aula funcionando, biblioteca, sala de leitura, sala de vídeo,  brinquedoteca, TELECENTRO comunitário e ginásio. A escola possui um espaço amplo, o que favorece as atividades extracurriculares, porém, nota-se que há muito tempo a escola esta sem manutenção, a maioria dos ventiladores estão quebrados e os banheiros da educação infantil estão em uma situação precária. Atualmente a escola conta com o Programa Federal Mais Educação, com as modalidades de: Hip Hop, percussão, karatê, rádio escola e matemática, Programa Segundo tempo e o PROERD, Programa Educacional de Resistência as Drogas, realizado com os alunos do 5º ano, as aulas são ministradas por policias do Ronda do Quarteirão.





 



1.1.1     Indicadores de Qualidade


       Analisando o PPP da escola nota-se que a mesma objetiva oferecer qualidade do ensino ministrado na escola para seus alunos, preocupando-se com o processo de ensino aprendizagem. Pesquisando sobre o resultado do IDEB Índice de desenvolvimento da Educação Básica, da escola notei que a o índice da escola esta muito baixo, apenas em 2011 a escola conseguiu alcançar a meta.

 

IDEB ALCANÇADO

 METAS PROJETADAS


2005


2007


2009

2011

2007

2009

2011

2013

4.1

3.8

4.3

5.2

4.2

4.5

4.9

5.2












1.1.1.1     sistemas avaliativos


     Nos últimos anos houve um incrível investimento do ministério da educação nos sistemas avaliativos da educação básica, encontramos programas avaliativos em todos os níveis e modalidades de ensino, as políticas de avaliação englobam diferentes programas. Neste relatório serão citados apenas os programas que avaliam a E F G F V. São eles:  

SAEB

      O Saeb é uma avaliação de desempenho acadêmico e de fatores associados ao rendimento escolar, realizada a cada dois anos, em larga escala, aplicada em amostras de escolas e alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, representativas de todas as Unidades da Federação, redes de ensino e regiões do país. Trata-se de um importante subsídio para o monitoramento das políticas gerais de desenvolvimento educacional. Com base nas informações coletadas por este sistema, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação devem definir ações voltadas para a correção das distorções e debilidades identificadas, de modo a orientar seu apoio técnico e financeiro para o crescimento das oportunidades educacionais, da eficiência e da qualidade do sistema educacional brasileiro, em seus diferentes níveis.

Prova Brasil  

         A Prova Brasil foi criada em 2005, objetivando oferecer a todas as escolas públicas brasileiras uma avaliação mais detalhada de seu desempenho, em complemento à avaliação já feita pelo Saeb. De caráter censitário, a Prova Brasil avalia todos os estudantes da rede pública urbana de ensino, de 5º e 9º ano do ensino fundamental I e II, com foco em língua portuguesa e matemática. Seus resultados são divulgados amplamente a todos os Estados e municípios do país, com boletins divulgados a cada uma das escolas participantes.


IDEB

        Em abril de 2007, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais lançou o Ideb, indicador sintético que permite definir metas e acompanhar a qualidade do ensino básico no país, fornecendo informações sobre o desempenho de cada uma das escolas brasileiras de educação básica. O Ideb reúne num só indicador dois conceitos importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e desempenho dos alunos nas avaliações. Seu cálculo baseia-se nos dados de aprovação escolar, apurados no Censo Escolar, e nas,
médias de desempenho obtidas nas avaliações nacionais: o Saeb, para as unidades da federação e o país; e a Prova Brasil, para os municípios. O novo indicador considera dois fatores que interferem na qualidade da educação: as taxas de aprovação, aferidas pelo Censo Escolar; e as médias de desempenho medidas pelo Saeb e pela Prova Brasil. A combinação entre fluxo e aprendizagem resulta em uma média que varia de 0 a 10. As metas são diferenciadas para cada Unidade da Federação, por município e por escola, para as duas fases do ensino fundamental, e para o ensino médio, apresentadas bienalmente de 2005 a 2021.

SPAECE Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará

Realizada de forma censitária e universal, essa avaliação abrange as escolas estaduais e municipais, utilizando testes, com itens elaborados pelos professores da Rede Pública, tendo como orientação os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ministério da Educação (MEC) e os Referenciais Curriculares Básicos (RCB) da SEDUC. São aplicados, também, questionários contextuais, investigando dados socioeconômicos e hábitos de estudo dos alunos, perfil e prática dos professores e diretores.


Por considerar a importância da avaliação como instrumento eficaz de gestão, a SEDUC amplia, a partir de 2007, a abrangência do SPAECE, incorporando a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio para as três séries de forma censitária. Desta forma, o SPAECE passa a ter três focos:
Avaliação da Alfabetização SPAECE-Alfa (2º ano). Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos) e Avaliação do Ensino Médio (1a, 2a e 3a séries).
A idealização do SPAECE-Alfa surge em decorrência da prioridade do atual governo na alfabetização das crianças logo nos primeiros anos de escolaridade, expressa através do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). O SPAECE-Alfa consiste numa avaliação anual, externa e censitária, para identificar e analisar o nível de proficiência em leitura dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental das escolas da Rede Pública (estaduais e municipais), possibilitando construir um indicador de qualidade sobre a habilidade em leitura de cada aluno, o qual permite estabelecer comparações com os resultados das avaliações realizadas pelos municípios e pelo Governo Federal (Provinha Brasil).







1.1.1.1.1  periodo do estagio e plano de aula

 Durante duas semanas ministrei aulas para a turma dentre elas escolhi dois planos são eles:


Plano de Aula

Quarta- feira 28 de Agosto de 2013

Objetivo
·         Interpretar textos;
·         Conhecer o gênero textual Conto.

Conteúdo
·         Português

Metodologia
·         Apresentação e interpretação da gravura da pagina49 do livro didático;
·         Leitura exemplar feita pelo professor do conto O macaco e o boneco de cera;
·         Leitura coletiva;
·         Interpretação oral do conto;
·         Atividade do livro pagina 51 e 52.


Plano de Aula
Quarta- feira 28 de Agosto de 2013

Objetivo
·         Desenvolver as habilidades necessárias para solucionar problemas de subtração.

Conteúdo
·         Subtração com reagrupamento

Metodologia
·         Explorar no quadro diversas operações;
·         Explorar os exemplos do livro;
·         Resolução das atividades da pagina 51 do livro didático.
















Considerações Finais


      Acredito que os princípios  e informações analisados neste relatório veio trazer contribuições relevantes acerca do funcionamento da escola , ressaltando a importância do estagio para a pratica pedagógica.Trabalhar com jovens e adultos foi muito prazeroso porque ate esse momento ainda não tinha passado por essa experiência de ensinar pessoas de idade avançada mas com muita sede de aprender,infelizmente tive pouco contato com a professora por conta de seu estado de saúde,mas isso não me impediu de conseguir trabalhar com a turma .
Concluo este estagio com a certeza de que o mesmo em muito contribuiu para a minha formação acadêmica e experiência dentro da instituição escolar, ,portando é fundamental que o aluno- professor cumpra esta disciplina pois sem essa experiência concerteza ele não estará apto para assumir tão grande responsabilidade.













REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

GUERRA, Mirian Darlete Seade. Reflexões sobre um processo vivido em Estagio Supervisionado: Dos limites as possibilidades, 1995. Disponível em.<http:www.anped.org.br/reunioes/23texto/0839t.PDF> Acesso em: Março de 2013.
PNAIC. Disponível em:
.
SITE INEP. Disponível em: <http://sistemasideb.inep.gov.br/resultado/>
SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL avanços e novos desafios Maria Helena Guimarães de Castro.
Acesso em novembro de 2013.





















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