Matriz de Referência de Língua PortuguesaTópicos e seus Descritores – 4ª Série do Ensino Fundamental
I. Procedimentos de Leitura
D1 Localizar informações explícitas em um texto.D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D4 Inferir uma informação implícita em um texto.
D6 Identificar o tema de um texto.
D11 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
II. Implicações do Suporte, do Gênero e/ou do Enunciador na Compreensão do Texto
D5 Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto,etc.).
D9 Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
III. Relação entre Textos
D15 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos quetratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em
que será recebido.
IV. Coerência e Coesão no Processamento do Texto
D2 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituiçõesque contribuem para a continuidade de um texto.
D7 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
D8 Estabelecer relação causa/conseqüência entre partes e elementos do texto.
D12 Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções,
advérbios, etc.
V. Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido
D13 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.D14 Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
VI. Variação Lingüística
D10 Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.
0 comentários:
Postar um comentário