Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Matriz de Referência de Língua PortuguesaTópicos e seus Descritores – 4ª Série do Ensino Fundamental

I. Procedimentos de Leitura

D1 Localizar informações explícitas em um texto.
D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
D4 Inferir uma informação implícita em um texto.
D6 Identificar o tema de um texto.
D11 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

II. Implicações do Suporte, do Gênero e/ou do Enunciador na Compreensão do Texto

D5 Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto,
etc.).
D9 Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

III. Relação entre Textos

D15 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que
tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em
que será recebido.

IV. Coerência e Coesão no Processamento do Texto

D2 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições
que contribuem para a continuidade de um texto.
D7 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa.
D8 Estabelecer relação causa/conseqüência entre partes e elementos do texto.
D12 Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções,
advérbios, etc.

V. Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido

D13 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.
D14 Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.
VI. Variação Lingüística
D10 Identificar as marcas lingüísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

0 comentários:

Postar um comentário

 

ENCONTRE AQUI...