Universidade
Estadual Vale do Acaraú
Curso: Licenciatura
Plena em Pedagogia
DISCIPLINA: Estagio supervisionado III:ambientes escolares
Dennyse
Bandeira de Azevedo Rodrigues
ESTÁGIO SUPERVISIONADO:AMBIENTES ESCOLARES
Maranguape-2013
Dennyse
Bandeira de Azevedo Rodrigues
RELATÓRIO final
Relatório
apresentado a Universidade Estadual Vale do Acaraú como requisito parcial para
obtenção do titulo de Licenciada em Pedagogia.
Orientadora:
Prof.ª Ângela Abreu
Maranguape-2013
SUMÁRIO
1. A Instituição de ensino
1.1 Caracterização da Instituição de ensino
1.1.1 Indicadores de Qualidade
2. Sistemas avaliativos
3. Período do estagio
4. Plano de aula
Considerações finais
Introdução
O Objetivo
deste trabalho é expor algumas observações feitas no Estágio Supervisionado III,
que está sendo realizado na Escola Municipal F G F V, com
os alunos, da turma de EJA, turno noite em Maranguape Ceará.
O Estágio fortalece a relação
teoria e prática, é o momento de transição onde o aluno passa a vivenciar a
realidade do professor colocando em prática os conhecimentos e habilidades
adquiridas em sua vida acadêmica. Segundo Guerra 1995.
“Podemos nesta
perspectiva entender como estágio, a atividade que tem em vista a aprendizagem
pela interação do indivíduo com a realidade, e a construção e reconstrução do
conhecimento na prática, pela análise e reflexão sobre essa mesma prática,
apontando para a possibilidade que a indagação e a pesquisa sejam o cerne da
atividade...” (GUERRA, 1995).
1 A Instituição de Ensino
A Escola F G F V existe desde 1953,
com suas atividades baseadas nos princípios e valores humanos, foi criada no
ano de 2000, pelo decreto municipal e passou a ser denominada E M E I F F G F V , totalmente
assumida pela Gestão Municipal.
Tendo sua função social voltada para promover no
educando a formação necessária do desenvolvimento de suas potencialidades,
favorecendo um ensino de qualidade, onde sua missão é preparar o educando para
o exercício da cidadania, tendo em vista seu acesso, permanência, interesse,
solidariedade e participação humana.
1.1 Caracterização da Instituição de Ensino
A E.M.E.I. F Francisca Gomes Fernandes Vieira
encontra-se localizada na AV XXXXXXXXX, Nº XXX no Bairro Parque Iracema, em
Maranguape. Atualmente seu núcleo gestor é composto pela Diretora T L G C ,
Coordenadora Pedagógica M S R C e Secretaria Escolar
M M S F. Atendendo um publico diariamente de 34
Professores, 371 alunos da Educação Infantil ao 5º ano do ensino fundamental I,
dos quais 11, são alunos com necessidades educacionais especiais, sendo
acompanhados por 5 profissionais de apoio, tendo como anexo a E M M P C, hoje a escola tem 17 salas de aula funcionando,
biblioteca, sala de leitura, sala de vídeo, brinquedoteca, TELECENTRO comunitário e
ginásio. A escola possui um espaço amplo, o que favorece as atividades extracurriculares,
porém, nota-se que há muito tempo a escola esta sem manutenção, a maioria dos
ventiladores estão quebrados e os banheiros da educação infantil estão em uma
situação precária. Atualmente a escola conta com o Programa Federal Mais
Educação, com as modalidades de: Hip Hop, percussão, karatê, rádio escola e
matemática, Programa Segundo tempo e o PROERD, Programa Educacional de Resistência as Drogas, realizado com os alunos do 5º ano, as aulas são
ministradas por policias do Ronda do Quarteirão.
1.1.1 Indicadores de Qualidade
Analisando o PPP da escola nota-se que a mesma objetiva
oferecer qualidade do ensino ministrado na escola para seus alunos, preocupando-se
com o processo de ensino aprendizagem. Pesquisando sobre o resultado do IDEB
Índice de desenvolvimento da Educação Básica, da escola notei que a o índice da
escola esta muito baixo, apenas em 2011 a escola conseguiu alcançar a meta.
IDEB ALCANÇADO
|
METAS PROJETADAS |
||||||
2005
|
2007
|
2009
|
2011
|
2007
|
2009
|
2011
|
2013
|
4.1
|
3.8
|
4.3
|
5.2
|
4.2
|
4.5
|
4.9
|
5.2
|
1.1.1.1
sistemas
avaliativos
Nos
últimos anos houve um incrível investimento do ministério da educação nos
sistemas avaliativos da educação básica, encontramos programas avaliativos em
todos os níveis e modalidades de ensino,
as políticas de avaliação englobam diferentes programas. Neste relatório
serão citados apenas os programas que avaliam a E F G F V. São eles:
SAEB
O
Saeb é uma avaliação de desempenho acadêmico e de fatores associados ao
rendimento escolar, realizada a cada dois anos, em larga escala, aplicada em
amostras de escolas e alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental e do 3º ano
do ensino médio, representativas de todas as Unidades da Federação, redes de
ensino e regiões do país. Trata-se de um importante subsídio para o
monitoramento das políticas gerais de desenvolvimento educacional. Com base nas
informações coletadas por este sistema, o MEC e as secretarias estaduais e
municipais de Educação devem definir ações voltadas para a correção das
distorções e debilidades identificadas, de modo a orientar seu apoio técnico e
financeiro para o crescimento das oportunidades educacionais, da eficiência e
da qualidade do sistema educacional brasileiro, em seus diferentes níveis.
Prova Brasil
A
Prova Brasil foi criada em 2005, objetivando oferecer a todas as escolas
públicas brasileiras uma avaliação mais detalhada de seu desempenho, em
complemento à avaliação já feita pelo Saeb. De caráter censitário, a Prova Brasil
avalia todos os estudantes da rede pública urbana de ensino, de 5º e 9º ano do
ensino fundamental I e II, com foco em língua portuguesa e matemática. Seus
resultados são divulgados amplamente a todos os Estados e municípios do país,
com boletins divulgados a cada uma das escolas participantes.
IDEB
Em
abril de 2007, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais lançou
o Ideb, indicador sintético que permite definir metas e acompanhar a qualidade
do ensino básico no país, fornecendo informações sobre o desempenho de cada uma
das escolas brasileiras de educação básica. O Ideb reúne num só indicador dois
conceitos importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e desempenho
dos alunos nas avaliações. Seu cálculo baseia-se nos dados de aprovação
escolar, apurados no Censo Escolar, e nas,
médias de desempenho obtidas nas avaliações
nacionais: o Saeb, para as unidades da federação e o país; e a Prova Brasil,
para os municípios. O novo indicador considera dois fatores que interferem na
qualidade da educação: as taxas de aprovação, aferidas pelo Censo Escolar; e as
médias de desempenho medidas pelo Saeb e pela Prova Brasil. A combinação entre
fluxo e aprendizagem resulta em uma média que varia de 0 a 10. As metas são
diferenciadas para cada Unidade da Federação, por município e por escola, para
as duas fases do ensino fundamental, e para o ensino médio, apresentadas
bienalmente de 2005 a 2021.
SPAECE Sistema Permanente de
Avaliação da Educação Básica do Ceará
Realizada de forma censitária e
universal, essa avaliação abrange as escolas estaduais e municipais, utilizando
testes, com itens elaborados pelos professores da Rede Pública, tendo como
orientação os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ministério da Educação
(MEC) e os Referenciais Curriculares Básicos (RCB) da SEDUC. São aplicados,
também, questionários contextuais, investigando dados socioeconômicos e hábitos
de estudo dos alunos, perfil e prática dos professores e diretores.
Por considerar a importância da
avaliação como instrumento eficaz de gestão, a SEDUC amplia, a partir de 2007,
a abrangência do SPAECE, incorporando a avaliação da alfabetização e expandindo
a avaliação do Ensino Médio para as três séries de forma censitária. Desta
forma, o SPAECE passa a ter três focos:
Avaliação da Alfabetização SPAECE-Alfa
(2º ano). Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos) e Avaliação do Ensino
Médio (1a, 2a e 3a séries).
A idealização do SPAECE-Alfa surge em
decorrência da prioridade do atual governo na alfabetização das crianças logo
nos primeiros anos de escolaridade, expressa através do Programa Alfabetização
na Idade Certa (PAIC). O SPAECE-Alfa consiste numa avaliação anual, externa e
censitária, para identificar e analisar o nível de proficiência em leitura dos
alunos do 2º ano do Ensino Fundamental das escolas da Rede Pública (estaduais e
municipais), possibilitando construir um indicador de qualidade sobre a
habilidade em leitura de cada aluno, o qual permite estabelecer comparações com
os resultados das avaliações realizadas pelos municípios e pelo Governo Federal
(Provinha Brasil).
1.1.1.1.1 periodo do estagio e plano de aula
Durante duas semanas ministrei aulas para a turma dentre elas escolhi dois planos são eles:
Plano de Aula
Quarta- feira 28 de
Agosto de 2013
Objetivo
·
Interpretar textos;
·
Conhecer o gênero textual Conto.
Conteúdo
·
Português
Metodologia
·
Apresentação e interpretação da gravura da
pagina49 do livro didático;
·
Leitura exemplar feita pelo professor do conto O
macaco e o boneco de cera;
·
Leitura coletiva;
·
Interpretação oral do conto;
·
Atividade do livro pagina 51 e 52.
Plano de Aula
Quarta- feira 28 de
Agosto de 2013
Objetivo
·
Desenvolver as habilidades necessárias para solucionar
problemas de subtração.
Conteúdo
·
Subtração com reagrupamento
Metodologia
·
Explorar no quadro diversas operações;
·
Explorar os exemplos do livro;
·
Resolução das atividades da pagina 51 do livro
didático.
Considerações Finais
Acredito que os princípios e informações analisados neste relatório veio
trazer contribuições relevantes acerca do funcionamento da escola , ressaltando
a importância do estagio para a pratica pedagógica.Trabalhar com jovens e
adultos foi muito prazeroso porque ate esse momento ainda não tinha passado por
essa experiência de ensinar pessoas de idade avançada mas com muita sede de
aprender,infelizmente tive pouco contato com a professora por conta de seu
estado de saúde,mas isso não me impediu de conseguir trabalhar com a turma .
Concluo este estagio com a certeza de
que o mesmo em muito contribuiu para a minha formação acadêmica e experiência
dentro da instituição escolar, ,portando é fundamental que o aluno- professor
cumpra esta disciplina pois sem essa experiência concerteza ele não estará apto
para assumir tão grande responsabilidade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
GUERRA, Mirian Darlete
Seade. Reflexões sobre um processo
vivido em Estagio Supervisionado: Dos limites as possibilidades, 1995.
Disponível em.<http:www.anped.org.br/reunioes/23texto/0839t.PDF> Acesso
em: Março de 2013.
PNAIC. Disponível em:
<http://undimemg.org.br/seminario-internacional/app/Dia11/Rafael_Mafra.pdf> Acesso em: Março de 2013.
.
SITE
INEP. Disponível em: <http://sistemasideb.inep.gov.br/resultado/>
SISTEMAS
DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL avanços e novos desafios
Maria Helena Guimarães de Castro.
Acesso
em novembro de 2013.
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