Objetivos:
Conhecer, experimentar e explorar elementos da
dança;
Ampliar o repertório de movimento;
Ampliar possibilidades de interação com os outros e com o mundo;
Conhecer e Explorar os ritmos nordestinos.
Ampliar o repertório de movimento;
Ampliar possibilidades de interação com os outros e com o mundo;
Conhecer e Explorar os ritmos nordestinos.
Conteúdos:
Elementos da linguagem da dança: articulações, níveis (alto, médio e baixo) e tensões espaciais (espaços vazios entre partes do corpo e objetos) e forma (composição do corpo ao dançar).
Ritmos nordestinos.
Ano
4º ano
4º ano
Tempo estimado
Dois meses.
Dois meses.
Material necessário
Lugar amplo, CDs de música e aparelho de som, filmadora ou máquina fotográfica.
Desenvolvimento
1ªETAPA
Fazer levantamento do que as crianças já conhecem a respeito dos ritmos e elaborar pesquisas a respeito das musicas,principais autores,entrevistar familiares.
2ªETAPA
Fazer levantamento do que as crianças já conhecem a respeito dos ritmos e elaborar pesquisas a respeito das musicas,principais autores,entrevistar familiares.
2ªETAPA
Organize uma área livre para dançar. Descalços e concentrados, todos devem
caminhar em várias direções, ao som de uma música e mexendo o corpo de muitas
maneiras. É essencial olhar nos olhos do colega enquanto andam. Quando a música
cessa, as crianças também param como uma estátua, escolhendo um nível no
espaço: baixo (no chão), médio (agachados) ou alto (de pé).
3ª ETAPA
Mostrar vídeos de dança
com os ritmos trabalhados para a apreciação da sala. Questione: o que mais
chamou a atenção? Quais elementos da dança foram identificados?
4ªETAPA
Trabalhar com os alunos a base de cada ritmo.
Avaliação
Fotografe ou filme as crianças dançando e mostre a elas, pedindo que comentem a experiência. Observe se o repertório de movimento está sendo ampliado e se elas estão explorando os elementos específicos da dança bem como fatos históricos marcantes relacionados ao ritmo e a cultura nordestina
Fotografe ou filme as crianças dançando e mostre a elas, pedindo que comentem a experiência. Observe se o repertório de movimento está sendo ampliado e se elas estão explorando os elementos específicos da dança bem como fatos históricos marcantes relacionados ao ritmo e a cultura nordestina
0 comentários:
Postar um comentário