INCLUSÃO
Ate
o inicio do século 21 no Brasil existia dois tipos de escola, a escola de
educação regular e a escola de educação especial onde o aluno só poderia
frequentar uma, porem na ultima década esse sistema escolar foi alterado
passando a existir apenas um tipo de escola, a escola de ensino regular onde os
alunos com necessidades especiais deveriam ser incluídos nela, portanto
trata-se de inclusão escolar, mas será que essa inclusão é realidade nas nossas
escolas?Será que os professores estão sendo receptível a essa nova clientela?
Não
se trata de apenas inserir os alunos com necessidades especiais na escola, mas,
de oferecer a eles oportunidades de se desenvolverem suas habilidades e de se
socializarem com o meio que os cerca. Dessa forma a escola deve esta preparada
para receber sua nova clientela, dizer que ela deve estar preparada significa
dizer que sua estrutura física deve ser repensada tornando o ambiente escolar
um lugar acessível aos alunos, sua estrutura curricular também deve esta preparada
pensando – se em novos objetivos e metas que visem incluir os alunos especiais,
todo o corpo docente, a ponto de não poderem deixar que o preconceito, a falta
de informação e recursos destinados à formação na área da educação inclusiva
seja um fator que impossibilite a inclusão desses alunos nas escolas.
Nota-se
que são grandes os desafios, mas, não são impossíveis, a educação de qualidade
é um direito de todos e deve ser oferecida de modo a tornar os alunos
verdadeiros cidadãos não focando em suas dificuldades mas vendo a escola como
um lugar de diversidades.
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